Xantelasma

O que é

 

Xantomas são lesões cutâneas decorrentes de depósitos de lipídios (gordura) na pele e são a exteriorização na pele de distúrbio local ou geral no metabolismo das gorduras. Os xantomas planos da região das pálpebras chamam-se Xantelasmas.

 

Trata-se de depósitos de gordura que ocorrem logo abaixo da pele, geralmente na parte interna das pálpebras superiores ou inferiores, com aspecto de placas planas ou ligeiramente elevadas amareladas. É relativamente frequente em adultos. Podem ser associados a níveis aumentados de colesterol e triglicérides no sangue, mas, em muitos casos, ocorrem sem que haja aumento de gorduras no sangue, por alterações puramente locais.

 

É aconselhável que os pacientes de xantelasma sempre façam a dosagem de colesterol, triglicérides e lipídeos no sangue para que essas alterações sejam diagnosticadas e tratadas com dieta adequada e, às vezes, medicamentos para diminuir os níveis de gordura no sangue.

 

São assintomáticos, no entanto, causam danos estéticos e são queixa frequente. Às vezes se iniciam com lesões pequenas que podem crescer com o passar do tempo, de forma lenta e progressiva. O diagnóstico é clínico.

 

Tratamento

 

O tratamento para melhora estética pode ser feito com ácido tricloroacético de 50% a 70%, aplicado pelo médico sobre as lesões. Deve ser feito com muita cautela para que não escorra para a pele ao redor. Não há necessidade de anestesia previa, pois provoca apenas um leve ardor passageiro. Depois de alguns dias surge uma crosta no local que cai espontaneamente dentro de 1 a 2 semanas. O tratamento pode ser repetido se as lesões não foram totalmente retiradas ou se houver recidiva posterior.

 

Outra opção de tratamento seria com lasers, especialmente o laser de CO2 que leva à destruição das lesões.

 

Pode ser realizada ainda a eletrocoagulação superficial das lesões, com muita cautela, a fim de se evitar cicatrizes ou deixar manchas. Lesões mais extensas podem ser tratadas por meio de cirurgia com remoção (exérese e sutura).

 

São lesões que podem recidivar mesmo se adequadamente tratadas. Por isso, cabe ao dermatologista analisar cada caso e decidir pela melhor opção de tratamento. Jamais devem ser aplicados medicamentos caseiros que poderiam levar a queimaduras, cicatrizes inestéticas ou manchas, já que a pele das pálpebras é muito fina e delicada.

 

Converse com seu dermatologista que poderá determinar o melhor tratamento para você, levando em conta o tamanho, localização, formato e extensão das lesões, bem como possíveis recidivas.

Sobre

A Clínica Sandra Freitas oferece uma ampla variedade de tratamentos dermatológicos e de estética. Conheça alguns de nossos procedimentos e agende uma consulta de avaliação.

Post Recentes
Redes Sociais
WhatsApp chat