Dermatite ou Eczema

Os eczemas ou dermatites são síndromes inflamatórias na pele, caracterizadas pela presença de eritema (vermelhidão), descamação e prurido (coceira). Pode ocorrer também formação de bolhas, crostas ou secreção.

Essas lesões se sucedem ou se associam formando os diferentes tipos de eczemas. A síndrome eczematosa pode ser classificada em aguda, subaguda ou crônica. Quando predominam o eritema, edema, bolhas e a secreção, o eczema é agudo. Quando a evolução é longa, ocorrem crostas e espessamento da pele, trata-se da forma crônica.

Algumas formas mais comuns de eczema ou dermatites:

• Dermatite atópica

A dermatite atópica (ou eczema atópico) é caracterizada por dermatose inflamatória crônica, que apresenta pele seca, acompanhada de prurido intenso e crostas. Normalmente, aparece nas áreas de dobras como, por exemplo, nos braços e atrás dos joelhos. No entanto, pode ocorrer em qualquer área do corpo. Associa-se com frequência a um quadro respiratório (asma ou rinite). Geralmente se desenvolve na infância e é mais comum em pessoas que têm histórico familiar da doença.

O paciente que tem dermatite atópica tem maior propensão a infecções bacterianas e infecções virais, especialmente pelo vírus do herpes simples. A pele do paciente é seca, devendo sempre ser usadas substâncias emolientes ou lubrificantes que evitem a desidratação. Deve-se evitar qualquer tipo de sabão, agentes irritantes como a lã e tecidos sintéticos, alguns alimentos, bem como estresse e ansiedade. Cremes hidratantes e corticosteroides podem melhorar o quadro. Anti-histamínicos orais podem oferecer alívio sintomático da coceira.

• Dermatite Seborreica

Dermatite seborreica (ou eczema seborreico) é uma inflamação na pele que causa, principalmente, descamação e vermelhidão em áreas onde há maior número de glândulas sebáceas. Como, por exemplo, sobrancelhas, cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas. É uma doença crônica, com períodos de melhora e piora dos sintomas. A causa não é totalmente conhecida e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos. Entre eles, alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade.

O diagnóstico é feito por um dermatologista que irá se basear na localização das lesões e no relato do paciente. O tratamento pode envolver as seguintes medidas: lavagens mais frequentes das regiões com os produtos adequados, o uso de cremes com antifúngicos e, eventualmente, com corticosteroide, dentre outros especificados pelo dermatologista.

• Dermatite de contato

A dermatite de contato (ou eczema de contato) é uma reação inflamatória na pele, decorrente da exposição a uma substância capaz de causar irritação ou alergia. Enquanto a dermatite atópica tem localizações preferenciais, como nas áreas de dobras, a dermatite de contato é mais frequente nas mãos, face, pescoço e pés.

Existem dois tipos de dermatite de contato a irritativa e a alérgica. A irritativa é causada por substâncias ácidas ou alcalinas como, por exemplo, sabonetes, detergentes, solventes ou outras substâncias químicas. Já a alérgica surge após repetidas exposições a um produto ou substância. Depende de ações do sistema de defesa do organismo e, por isso, pode demorar de meses a anos para ocorrer, após o contato inicial.

As dermatites de contato podem ocorrer tanto no ambiente doméstico como nas atividades de lazer e no trabalho, chamado de dermatite ocupacional. O paciente pode ser diagnosticado pelo teste alérgico de contato, que consiste na aplicação de 30-40 substâncias na pele das costas. Esses adesivos ficam na pele por 48 horas, depois se observa se causaram algum tipo de alergia no local.  De acordo com a substância testada, pode ser sugerida a causa da dermatite de contato. Cremes com corticosteroides e antialérgicos via oral podem ajudar a diminuir a coceira, mas a causa deve ser afastada.