Tratamento das mãos

As mãos são, frequentemente, esquecidas nos tratamentos antienvelhecimento, mas também revelam a idade e sofrem bastante com os efeitos do tempo por estarem sempre expostas à ação das radiações solares. Assim como a face, também merecem ser tratadas, pois, com o passar do tempo, desenvolvem linhas finas e perda de volume, deixando visíveis tendões e veias.

 

Além disso, aparecem as manchas senis e as lesões de queratose actínica ou solar, devidas à exposição solar no decorrer dos anos. As mãos costumam ser deixadas de lado na hora da aplicação do filtro solar, contrastando com a pele da face onde a aplicação do filtro solar é mais comum.

 

O dermatologista deve usar um conjunto de procedimentos visando a melhoria das manchas, perda de volume e veias proeminentes visíveis, de acordo com as necessidades de cada paciente.

 

Para tratar as queratoses actínicas podem ser usados os cremes de ingenol mebutato ou 5 fluoracil, a terapia fotodinâmica ou o laser.

 

Para as inestéticas manchas solares ou senis, os melhores tratamentos são a Luz Intensa Pulsada ou o Q Switched Laser, que eliminam o pigmento após, em média, 1 a 3 sessões mensais, sem grande desconforto e sem necessidade de anestesia. Estas tecnologias também podem melhorar a textura e qualidade de pele pelo estímulo do colágeno. Deve ser repetida uma sessão anualmente para manutenção, pois o dano solar é crônico e novas manchas podem surgir. Para a melhora das linhas finas e textura da pele pode ser feitas sessões de Radiofrequência ou laser fracionado.

 

Para restaurar o volume, as melhores opções de tratamento são o preenchimento com hidroxiapatita de cálcio ou gel de ácido hialurônico injetados no subcutâneo através de agulhas ou cânulas. Dessa forma, melhora imediatamente o aspecto de veias e tendões visíveis e as proeminências ósseas. É um procedimento que deve ser realizado por médico dermatologista treinado, que conheça a técnica e o plano correto de aplicação para que o produto não seja equivocadamente injetado dentro de um vaso sanguíneo o que poderia causar uma embolia pulmonar. É feito em consultório e com uso de creme anestésico local. Após a aplicação, a área deve ser massageada vigorosamente para espalhar uniformemente o produto.

 

A hidroxiapatita de cálcio é misturada a anestésico na hora da aplicação e os melhores produtos à base de ácido hialurônico já contém anestésico na sua composição, o que torna o tratamento mais confortável. A durabilidade deste procedimento é em torno de um ano, quando pode ser repetido.

 

Para manter a beleza das mãos não se esqueça de usar filtro solar nessa região diariamente. Cremes anti aging e clareadores também podem complementar o tratamento.

Sobre

A Clínica Sandra Freitas oferece uma ampla variedade de tratamentos dermatológicos e de estética. Conheça alguns de nossos procedimentos e agende uma consulta de avaliação.

Post Recentes
Redes Sociais
WhatsApp chat