Tratamento de olheiras

Olheiras são áreas escurecidas bastante comuns nas pálpebras, geralmente de coloração acastanhada ou arroxeada, que tem vários fatores causais. Entre eles, fatores genético-hereditários; alergias, principalmente dermatite atópica e alergias respiratórias; cansaço; privação de sono e TPM. Pode ocorrer em adultos e crianças, homens e mulheres. Representam um problema estético frequente, devido a aparência de tristeza ou cansaço que causam, e tendem a piorar com o envelhecimento.

 

Nas olheiras temos um componente do pigmento castanho (decorrente da deposição da melanina) e um vascular (dilatação dos vasinhos da pele deixando um aspecto arroxeado pela transparência da pele). Além de alterações na microcirculação local, o que torna o tratamento mais difícil.

 

Os tratamentos disponíveis visam amenizar essa pigmentação. Podem ser usados cremes específicos diariamente em casa, que contém substâncias clareadoras e descongestionantes, como a vitamina K, o ácido tranexâmico, arbutin e cafeína.

 

Outro tratamento feito em consultório é a Luz Intensa Pulsada, uma vez que os feixes de luz agem sobre os pigmentos de hemoglobina dos vasinhos e também no acúmulo de melanina. Realizamos pelo menos 3 sessões mensais para se obter um clareamento. Outros lasers específicos para clareamento de manchas por acúmulo de melanina podem ser usados como, por exemplo, os Q switched lasers, em algumas sessões mensais. Os lasers, além de clarear o pigmento, também agem melhorando a qualidade de pele da região e linhas finas, estimulando o colágeno.

 

Quando o paciente tem a goteira lacrimal profunda, muitas vezes apresentando uma depressão inestética que piora o aspecto da olheira pela sombra que produz, fazemos o preenchimento com ácido hialurônico para restaurar o volume dessa região e melhorar o aspecto cansado e envelhecido do olhar. A substância vai repor o volume, dar sustentação e diminuir essa depressão, contribuindo para um aspecto mais claro da olheira.

 

A durabilidade desse procedimento é, em média, de um ano. A técnica mais utilizada é a aplicação de pequenas quantidades do ácido hialurônico profundamente através de uma microcânula, abaixo da camada subcutânea. Isso confere segurança ao procedimento, já que com a microcânula evita-se a perfuração de vasinhos comuns nessa área. Além disso, o risco da formação de hematomas é menor e não deixa o produto visível, evitando o chamado efeito Tyndall (coloração azulada no local por transparência da pele quando o preenchimento é aplicado muito superficial).

 

O resultado e a recuperação são imediatos e o procedimento não é dolorido, pois é possível usar ácido hialurônico com anestésico, o que dá mais conforto ao paciente. Essa aplicação deve ser feita por Dermatologista ou Cirurgião Plástico treinado, já que essa é uma área de risco da face, onde passam vasos e nervos importantes. Aplicar preenchimento dentro de um vaso sanguíneo poderia levar à cegueira.

 

O tratamento das olheiras deve ser individualizado para cada paciente após a avaliação do dermatologista, levando-se em conta as características da olheira e da anatomia da região.

Sobre

A Clínica Sandra Freitas oferece uma ampla variedade de tratamentos dermatológicos e de estética. Conheça alguns de nossos procedimentos e agende uma consulta de avaliação.

Post Recentes
Redes Sociais
WhatsApp chat